Dicas de como ser um bom Líder de Equipe Reviewed by Momizat on . Rating: 0

Dicas de como ser um bom Líder de Equipe


3 Flares

3 Flares


×

Como ser um bom líder de equipe e possuir seguidores

Como ser um bom líder de equipe e possuir seguidores

Crescer na carreira e trabalho é o sonho de qualquer profissional. Além de ter um bom cargo, muitos profissionais têm interesse em aprender como ser um bom líder de equipe, saber lidar com todas as situações que possam aparecer durante a rotina de trabalho, ser mais produtivo e saber como tomar decisões rápidas e efetivas.

No entanto, tornar-se um líder e estar no comando de uma equipe pode não ser uma tarefa fácil e exige treinamento adequado. Ser um líder de sucesso não significa apenas saber gerenciar processos e delegar às tarefas. É preciso trabalhar com a inteligência emocional, ou seja, as emoções e o comportamento de seus funcionários para que pequenos distúrbios não afetem a produtividade como um todo.

O líder de sucesso é aquele com grande Inteligência Emocional

O líder de sucesso é aquele com grande Inteligência Emocional

A habilidade de cada indivíduo deve ser o ponto chave para guiar e treinar um bom líder. É impossível treinar e fazer com que uma pessoa adote todos os métodos de seu mentor sem nenhum tipo de mudança. Entretanto, cada indivíduo tem sua forma de trabalho e a maneira como ele atinge o objetivo final pode não ser relevante na hora de treiná-lo.

Como ser um bom líder de Equipe?

Como ser um bom líder de equipe

Como ser um bom líder de equipe

Um bom líder de equipe deve saber aproveitar as oportunidades oferecidas pela empresa para que possa crescer profissionalmente e alcançar o cargo desejado. Muitas vezes uma conversa com seu gestor sobre seu plano de carreira pode ajudar a guiar seus passos e encontrar ferramentas e processos que possam te ajudar nesta conquista.

O bom relacionamento e a comunicação efetiva também são duas grandes características que devem ser apresentadas por um bom profissional. É importante lembrar que ninguém trabalha sozinho dentro de uma empresa, portanto é preciso estar preparado para falar e até mesmo vender um produto ou uma ideia para alguém, simplesmente através de um discurso ou uma estratégia de abordagem.

É evidente que alguns conflitos devem aparecer no meio do caminho, portanto é necessário estar preparado para identificar o problema dentro da equipe e mediar conflitos ou situações problemáticas. A humildade e o tratamento respeitoso podem ser a chave para aprender como liderar pessoas.

O que é liderança?

De acordo com Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, “a única definição de líder é alguém que possui seguidores. Algumas pessoas são pensadoras, outras, profetas. Os dois papéis são importantes e muito necessários. Mas, sem seguidores, não podem existir líderes”. Segundo ele, um líder deve mostrar que seu modo de trabalho é eficaz através dos resultados obtidos. “O líder eficaz não é alguém amado e admirado. É alguém cujos seguidores fazem as coisas certas. Popularidade não é liderança. Resultados sim!”, destaca.

A motivação e a troca de experiências também devem ser duas características fortes no profissional que deseja aprender como se tornar um líder. É preciso lembrar que todo esforço tem uma recompensa, portanto é necessário trabalhar duro para ser beneficiado futuramente, veja mais alguns hábitos dos líderes eficazes neste outro artigo.

Apesar de todo o esforço, muitas vezes determinadas pessoas ou um problema em específico podem gerar ondas de desmotivação dentro da equipe como um todo ou especificamente para o líder da área, no entanto é preciso se esforçar e sobressair-se diante de tal situação para não perder o foco e a motivação da equipe de trabalho.

No livro “Leadership and Organization: A Behavioral Science Approach”, os autores Tannenbaum, Weschler e Massarik destacam que a liderança é “uma influência pessoal, exercida em uma situação e dirigida através do processo de comunicação, no sentido do atingimento de um objetivo específico ou objetivos”.

O mais importante na hora de aprender como ser um bom líder de equipe é saber escutar a opinião do seu time e das pessoas que trabalham em parceria com a sua área. Promova sempre que possível uma reunião com os membros da equipe para a troca de ideias e feedbacks. Um líder de equipe que não aceita opiniões não consegue trabalhar de maneira adequada, pois sempre estará contra sua equipe.

3 Flares Twitter 3 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 3 Flares ×
Quer saber como Duplicar sua Produtividade e
Ganhar Altos Salários?

Assista a Palestra sobre os 7 Pilares dos Profissionais de Alta Performance
Obrigado
Fechar
Voltar para o topo